Appian exportou mais de 167 mil t de níquel e cobre em nove meses

De janeiro a setembro, volume exportado é 23% superior ao mesmo período de 2022

Por Conexão Mineral 26/10/2023 - 21:53 hs
Foto: Appian
Appian exportou mais de 167 mil t de níquel e cobre em nove meses
Exportações de metais foram para a América do Norte, Europa e Ásia

A Appian Capital Brazil, fundo de investimento privado especializado em mineração, segue 2023 com as exportações a pleno vapor. De janeiro a setembro, são mais de 167 mil toneladas de concentrado de cobre e níquel sulfetado enviados para América do Norte, Europa e Ásia. O volume é 23% superior ao mesmo período de 2022, quando as exportações totalizaram cerca de 136 mil toneladas. O fundo de origem britânica, com cinco anos de atuação no mercado brasileiro, é responsável pela gestão de dois ativos no Brasil: Atlantic Nickel – produtora de concentrado de níquel sulfetado – e Mineração Vale Verde – produtora de concentrado de cobre.

“Nossa produção tem superado as expectativas e estamos operando com nossa capacidade máxima, sempre de forma segura e integrada ao meio ambiente e às comunidades do entorno. Nossos commodities tem contribuído para o ascendente movimento da transição energética mundial. O cobre e o níquel são metais críticos, que estão presentes nas baterias elétricas, nos painéis solares e cada vez mais farão parte do nosso dia a dia, por um mundo mais sustentável”, explica Milson Mundim, CFO da Appian Capital Brazil.

Durante o período, destaca-se que foram utilizados navios otimizados para exportação de minerais à China e Finlândia, reduzindo o custo de frete, o que reflete em eficiência na operação logística do fundo. O transporte destas commodities representa a movimentação de minérios base para o investimento em energia limpa, tornando a Appian protagonista de grande relevância para a transição energética.

Atlantic Nickel

Com carga de 82.994 toneladas de concentrado de níquel sulfetado, sendo aproximadamente 11.259 toneladas de níquel contido, a Atlantic Nickel (ATN), única produtora de níquel sulfetado do Brasil, realizou nove embarques no desde janeiro de 2023. Os navios seguiram do Porto de Ilhéus (BA) para o Canadá, para a China e para Finlândia. Em 2022, o ativo exportou mais de 116 mil toneladas de concentrado de níquel, sendo aproximadamente 15.670 toneladas de níquel contido. No último ano, os embarques tiveram como destino Canadá, na América do Norte, Finlândia, na Europa, e China, na Ásia.

Desde que iniciou as operações na Mina Santa Rita, em outubro de 2019, a Atlantic Nickel mantém o compromisso com desenvolvimento sustentável, sem perder de vista o propósito de atingir seu potencial máximo de produção. O níquel sulfetado é um dos metais mais resistentes e versáteis da natureza, além de ser matéria-prima fundamental na fabricação de baterias para veículos elétricos. 

Mineração Vale Verde

Os embarques com o concentrado de cobre produzido na mina Serrote em 2023 totalizaram 84.398 toneladas, sendo 20.991 toneladas de cobre contido. Os navios partiram do porto de Maceió com destino à Finlândia, Taiwan e China. No último ano, a empresa encaminhou mais de 82 mil toneladas de concentrado de cobre, sendo 18.973 de cobre contido, para China e Finlândia.

A Mineração Vale Verde é o único empreendimento do estado de Alagoas que lida com metais básicos. Em 2022, a mineradora concluiu seu ramp-up e a mina Serrote alcançou sua capacidade máxima de produção. O cobre é um dos metais com previsão de alta de demanda no mercado, devido à transição energética, estando presente em carros elétricos, baterias, turbinas eólicas e painéis solares, entre outros. 

Histórico de exportações do ano anterior

Em 2022, a Appian Capital Brazil exportou mais de 198.290 toneladas de cobre e níquel sulfetado enviados para Canadá, China e Finlândia. Até o final ano, a expectativa do grupo é aumentar as exportações em 10%, com a produção dos ativos em sua capacidade máxima.